Leaping Forward debateu futuro dos cuidados de saúde primários

Leaping Forward debateu futuro dos cuidados de saúde primários

VAMOS TRATAR DA NOSSA SAÚDE PELO TELEMÓVEL?

VAMOS ESCOLHER O NOSSO MÉDICO PELO ‘TRIPADVISOR’?

Como vão ser os doentes do futuro, que novas necessidades vão apresentar e como devem preparar-se os médicos de família para lhes responder – estes foram alguns dos desafios lançados aos cerca de 30 oradores convidados, entre investigadores, cientistas, gestores e médicos de várias nacionalidades, para o Leaping Forward Cuidados de Saúde Primários, que a rede Hospital da Luz organizou em Lisboa, no dia 23 de novembro, e no Porto, a 25.

Trata-se do primeiro congresso internacional Leaping Forward dedicado aos cuidados de saúde primários e demonstra a importância que o grupo Luz Saúde dá a este nível de cuidados, procurando contribuir para o debate sobre o futuro da Medicina Geral e Familiar e para a melhoria da organização do sistema de saúde em Portugal. Neste Leaping Forward contámos, mais uma vez, com a participação de especialistas de renome internacional e com investigadores nacionais e estrangeiros que estão na vanguarda desta área da medicina.

Como doentes, vamos passar a gerir as nossas doenças crónicas através de apps no telemóvel? Vamos escolher os nossos médicos como na «tripadvisor»? E, como médicos, vamos saber lidar com doentes que são, à vez, consumidores melhor informados, cada vez mais velhos e com cada vez maior multicronicidade?

Os responsáveis médicos da Babylon, Mobasher Butt e Anthony Langham - uma empresa britânica que usa o seu sistema de inteligência artificial para colocar um médico no bolso de cada cliente, através do telemóvel, e que já trabalha para o NHS inglês – , o fundador e diretor médico da Doctify, Suman Saha - a empresa que criou um sistema de ‘ranking’ de médicos inspirado no Tripdadvisor - e o presidente da Organização Mundial dos Cuidados Primários, o médico holandês Job Metsemakers, foram alguns dos convidados internacionais com quem partilhámos novas ideias e estas perspetivas de futuro.

Isabel Vaz, CEO da Luz saúde, o diretor-geral de Saúde Francisco George, a presidente e o vice-presidente da ARSLVT, respetivamente Rosa Matos e Luis Pisco, além de Miguel Guimarães, da Ordem dos Médicos, Rui Nogueira, presidente da Associação de Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, e Rui Portugal, diretor executivo do Plano Nacional de Saúde, também estiveram presentes e deram o seu contributo para este debate sobre o que deve ser a nova organização do sistema de saúde.

O Leaping Forward Cuidados de Saúde Primários da rede Hospital da Luz realizou-se nos dias 23 de novembro, em Lisboa (Centro Cultural de Belém), e repetiu-se a 25, no Porto (Fundação Dr. António Cupertino de Miranda).

Consulte o programa e a lista de convidados