A Equipa

O Hospital do Mar Cuidados Especializados Lisboa tem um método próprio de organização do trabalho da equipa. O doente é compreendido a partir de uma multiplicidade de pontos de vista que resultam num plano individual de tratamento.

O conceito do Hospital do Mar Lisboa, associado a ambientes naturalmente acolhedores, estimulantes e terapêuticos, é reforçado pela sua equipa de profissionais, que permite oferecer um envolvimento personalizado, em que a competência técnica e humana de cada interveniente é reforçada por um trabalho multidisciplinar.

No Hospital do Mar Lisboa encontra:

  • Médicos de Clínica Geral, Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna, que, na sua área de especialidade, têm uma experiência particular em cuidados continuados e seguimento de doenças crónicas e uma formação diferenciada em cuidados paliativos e neurorealibilitação.
  • Médicos de Neurologia, responsáveis pela unidade de neuroestimulação, clínica da memória e coordenação científica da terapêutica farmacológica nas demências.
  • Médicos de Fisiatria, responsáveis pelo serviço de medicina física e de reabilitação e pela unidade de acidentes vasculares cerebrais.
  • Psicólogos, responsáveis pela área de psicologia clínica, pelo apoio psicológico às conferências familiares e pelos testes neuropsicológicos.
  • Apoio espiritual, prestado por uma equipa de profissionais eclesiásticos e psicólogos, que disponibiliza apoio nas perdas, na superação de fases difíceis e suporte religioso, se requerido.
  • Um corpo de Enfermagem com formação em cuidados gerais e especializados, que numa perspetiva de trabalho em equipa desempenha a sua atividade no sentido da promoção da saúde, da prevenção da doença, da satisfação das necessidades humanas, da readaptação à vida ativa, da adaptação funcional aos défices e da reinserção socioprofissional.
  • Um corpo de Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais e Auxiliares de Fisioterapia, que contribui para desenvolver os programas de reabilitação de modo a que os doentes retomem a sua autonomia e qualidade de vida integrados no seu ambiente familiar e social.
  • Uma Equipa de Animação, que se dedica a estimular a utilização dos espaços privilegiados e do ambiente estimulante do Hospital do Mar Lisboa, associada às atividades clínicas e terapêuticas.
  • Um corpo de Auxiliares de Ação Médica, com formação básica e integrada específica na área dos cuidados para que o Hospital do Mar está vocacionado, adquirida nesta unidade e objeto de actualização e avaliação permanente.
  • Gestores de Cliente, que asseguram a ligação entre a equipa e o doente e a sua família, bem como a adequação dos cuidados prestados às necessidades reais das pessoas.