A Família

No Hospital do Mar Lisboa a presença e a participação da família fazem parte do plano terapêutico.

A presença e a participação da família permitem desenvolver o ambiente de afeto e a individualização dos cuidados distintivos que são prestados no Hospital do Mar Lisboa. Destacam-se em particular:

  • Organização das visitas

Além do horário geral alargado para a generalidade das visitas, alguns acompanhantes, designados pelo doente ou pela sua família, têm um acesso livre ao Hospital do Mar Lisboa e podem participar, se pretenderem, no plano individual de cuidados de quem acompanham.

  • Conferência familiar

A conferência familiar é um instrumento obrigatório na metodologia de trabalho do Hospital do Mar Lisboa. Os seus objetivos principais são os seguintes:

Após a admissão e avaliação inicial:

Transmitir à família os problemas identificados, validar as expectativas e apresentar uma proposta de trabalho da equipa.

Durante o período em internamento:

Validar a evolução, parametrizar o tipo de serviços de acordo com as necessidades em cada momento e adaptar a programação à realidade presente.

Antes do regresso a casa:

Transmitir a apreciação final da equipa, incluindo a avaliação cognitiva, funcional e relativa aos problemas específicos do cliente, avaliar em conjunto a capacidade de resposta familiar e ambiental e a sua adequação às incapacidades verificadas.

Apoiar a implementação das mudanças necessárias, das medidas de promoção de saúde adequadas e, nos casos pertinentes, das ajudas técnicas ou da necessidade de cuidadores.

Apoiar na procura de soluções residenciais ou de soluções adequadas às necessidades e aos recursos disponíveis.

  • Terapia familiar

A organização das visitas e a conferência familiar são instrumentos centrados nas necessidades e nos interesses da pessoa doente. No entanto, nalguns casos, também a família precisa de um apoio profissional especializado, que também está disponível no Hospital do Mar Lisboa.