Hospital do Mar Cuidados Especializados Lisboa

Novas soluções para problemas de sempre.

O Hospital do Mar Cuidados Especializados Lisboa é um hospital inovador em Portugal, que oferece a competência de um hospital com o conforto de um ambiente residencial.

Doentes especiais, hospital especial

Inaugurado em 2006, o Hospital do Mar Lisboa introduziu em Portugal um conceito inovador em cuidados de saúde, associando os serviços e as competências tecnológicas e humanas de um hospital a infraestruturas hoteleiras de qualidade superior.

Assim, no Hospital do Mar Lisboa, estão disponíveis, num local confortável e acolhedor e em ambiente familiar, os recursos e a segurança de um meio hospitalar, o que permite oferecer aos clientes a resposta técnica mais adaptada às suas necessidades.

 

Doentes especiais, cuidados especiais

O Hospital do Mar Lisboa desenvolve a sua oferta em diversas vertentes:

  • Convalescença e reabilitação, sobretudo em situações pós-agudas, com ênfase em patologias do foro neurológico e ortopédico, nomeadamente acidentes vasculares cerebrais, cirurgia da anca e joelho, cuidados pós-cirúrgicos gerais, entre outros.

  • Neuro-estimulação, em particular na doença de Alzheimer, para o que foi desenvolvida uma unidade específica de internamento com diversas especificidades arquitetónicas e funcionais.

  • Cuidados paliativos e de apoio à família, abrangendo tipicamente pessoas com patologias permanentes ou terminais, permitindo maior descanso aos cuidadores informais e familiares.

  • Cuidados geriátricos, especializados nas vertentes de avaliação e acompanhamento, destacando-se as áreas de promoção da saúde ou de cura e reabilitação em regime de consulta ou de internamento.

  • Acompanhamento de doenças crónicas, com programas específicos e uma intervenção orientada nas agudizações e nas fases mais avançadas de doença.

 

Cada doente, um caso particular

No Hospital do Mar Lisboa os planos de cuidados a prestar são estabelecidos com base numa avaliação multidisciplinar das necessidades médicas, funcionais, psicológicas e sociais de cada doente e com uma participação ativa das suas famílias. Esses planos são depois implementados por equipas com uma constituição específica para cada circunstância.

Esta forma de abordagem, designada "Método Compreensivo de Actuação", baseia-se na necessidade reconhecida atualmente de adotar, nas áreas de competência do Hospital do Mar Lisboa, planos personalizados e especializados de intervenção, desenvolvidos por equipas formadas por profissionais de diversas áreas e dirigidos para as necessidades específicas de cada doente.

 

Arquitetura inovadora e jardins terapêuticos

O projeto do Hospital do Mar Lisboa teve em mente desde o seu início a vocação específica desta unidade. Assim, a sua arquitetura manteve a antiguidade e a estética do antigo edifício da Estação Agronómica Nacional, à qual foi associada uma construção moderna, inundada de luz, simultaneamente acolhedora e aberta para a paisagem envolvente.

Para a decoração interior, planeada para oferecer um ambiente agradável e familiar, foram concebidos modelos de mobiliário que associam linhas tradicionais a conceitos de conforto atuais, com um design ergonómico, ajustado a uma população em convalescença ou em reabilitação.

No ambiente do Hospital do Mar Lisboa, naturalmente estimulante e terapêutico, as competências profissionais individuais são potenciadas num trabalho em equipa, que tem um objetivo comum: promover a autonomia, o bem-estar e a qualidade de vida dos doentes e seus familiares.