Clínicas de Avaliação e Acompanhamento

Nas Clínicas de Avaliação e Acompanhamento, além da consulta médica, é feita uma avaliação global dos problemas e organizadas as melhores respostas.

Para quem necessita de um acompanhamento programado, incluindo ações como a prevenção de complicações, a melhoria funcional, a adaptação ao ambiente e o apoio aos cuidadores, o Hospital do Mar Lisboa oferece também, em ambulatório, as Clínicas de Avaliação e Acompanhamento.

Clínicas de Avaliação e Acompanhamento do Hospital do Mar Cuidados Especializados Lisboa

As Clínicas de Avaliação e Acompanhamento são cuidados globais, multidisciplinares e especializados, que existem para dar resposta a problemas de saúde que surgem, em regra, com o avançar da idade. No Hospital do Mar Lisboa estão vocacionadas para as áreas da memória, geriatria e doença crónica e paliação.

Globalmente, as Clínicas de Avaliação e Acompanhamento, através de princípios e metodologias bem estabelecidos, incluem:

  • A execução de uma avaliação de tipo check up, específica e padronizada por grupo etário e por patologia, desenhada no Hospital do Mar Lisboa com base nos American and Canadian Task Forces
  • Um relatório personalizado, elaborado com base na avaliação realizada, orientado para a autonomia e para a qualidade de vida, que possibilita ao próprio e à família programar desde a terapêutica ao nível de cuidados.
  • Um plano individual de cuidados, desenvolvido com base no relatório eleborado e que transmite a visão integrada da equipa interdisciplinar do Hospital do Mar Lisboa.

O plano de cuidados das Clínicas de Avaliação e Acompanhamento

Em termos de organização clínica, o desenvolvimento do plano de cuidados das Clínicas de Avaliação e Acompanhamento é estratificado em três níveis:

  • A promoção primária, numa intervenção essencialmente preventiva, que inclui aconselhamento nutricional e sobre práticas alimentares corretas, aconselhamento sobre atividade física, aconselhamento sobre atividades lúdicas e aconselhamento sobre hábitos de vida gerais. Neste nível estão também incluídas algumas medidas terapêuticas e vacinais promotoras de uma vida saudável. 
  • A promoção secundária, que inclui essencialmente a instituição de tratamentos médicos ou cirúrgicos atempados e eficazes na resolução de agudizações e na prevenção do desenvolvimento de complicações.
  • A promoção terciária, que inclui a instituição de tratamentos médicos, programas de reabilitação, utilização de ajudas técnicas, ou quaisquer outras estratégias de terapia promotoras da autonomia e da qualidade de vida em situações de doença estabelecida, de dependência ou de sequelas funcionais.

Para saber mais sobre as Clínicas de Avaliação e Acompanhamento em áreas específicas, escolha uma das opções disponíveis no menu à esquerda.

http://biblioteca.luzsaude.pt/InformacaoLuzSaudeHBA/HBACasosClinicos2016/