Clínica da memória

A Clínica da Memória é a resposta do Hospital do Mar à necessidade de uma intervenção precoce nos problemas da memória.

Deteção e intervenção precoce nos problemas da memória

As alterações da memória são um problema comum. Podem afetar pessoas de todos os escalões etários, embora, em regra, sejam mais evidentes com o avançar da idade; podem ou não estar associadas a outras doenças, nomeadamente às demências. Nestas doenças as alterações da memória são uma das primeiras manifestações.

Sabendo-se que uma intervenção nas fases iniciais das demências pode atrasar a sua evolução e contrariar significativamente os seus efeitos, a avaliação precoce tornou-se um instrumento de diagnóstico determinante e um avanço significativo nos cuidados prestados aos doentes.

O diagnóstico correto e o início atempado de terapêutica farmacológica e não farmacológica têm uma clara influência na evolução da doença e na qualidade de vida do doente e dos seus familiares.

A Clínica da Memória do Hospital Residencial do Mar

A Clínica da Memória é a resposta do Hospital do Mar à necessidade reconhecida de uma abordagem multidisciplinar especializada dos problemas da memória. Dedica-se ao diagnóstico, tratamento e seguimento de doentes com problemas cognitivos, bem como à formação e acompanhamento dos seus cuidadores no âmbito dos problemas decorrentes destas doenças.

Na Clínica da Memória do Hospital do Mar são usadas as técnicas e metodologias de avaliação mais modernas, tanto no diagnóstico e estadiamento das alterações cognitivas e/ou das demências, como na implementação de planos de tratamento curativos e preventivos da deterioração de funções cognitivas e funcionais ou de maximização do potencial ainda presente.