Clínica geriátrica

A Clínica Geriátrica do Hospital do Mar dedica, às pessoas mais idosas, uma intervenção adaptada às suas necessidades num contexto familiar e social.

Promover uma longevidade saudável e independente

O conceito de cuidados de saúde geriátricos tem sido alterado nas últimas décadas por diversos fatores. Esntre estes, estão o aumento da esperança de vida associado à maior incidência de problemas de saúde característicos da idade avançada, as alterações dos cuidados familiares prestados aos mais velhos ditadas pelas exigências da vida moderna e os progressos registados no conhecimento daquelas doenças e nas formas de as prevenir e tratar.

Tornou-se evidente que as pessoas mais velhas merecem e beneficiam de cuidados especiais, dotados da competência técnica imprescindível para responder às suas necessidades e adaptados às suas condições individuais.

A Clínica Geriátrica do Hospital do Mar

A Clínica Geriátrica do Hospital do Mar é um serviço dedicado às pessoas mais idosas, baseado numa abordagem global e detalhada do seu estado de saúde e das suas necessidades no contexto familiar e social. Este trabalho é desenvolvido por equipas multidisciplinares, especializadas nos problemas que afetam as pessoas desta faixa etária.

Em cada caso, é realizada uma avaliação clínica com componentes padronizados por idades, adaptados para a população portuguesa a partir de normas internacionais. São também avaliadas as capacidades globais e as necessidades de suporte nas atividades de vida diária e são propostos planos de intervenção orientados para a prevenção das doenças e para uma maior longevidade, saudável e independente.