Reabilitação

O Hospital do Mar Cuidados Especializados Lisboa é o local ideal para efetuar um programa de reabilitação tanto em internamento como em centro de dia.

Quer após um episódio de doença aguda, quer no contexto da evolução de doenças crónicas, o comprometimento das capacidades motoras e funcionais tem um impacto considerável na autonomia e na qualidade de vida.

A reabilitação tem hoje em dia um objetivo bastante mais vasto do que o da simples recuperação ou adaptação a uma qualquer incapacidade motora ou funcional.

Desta forma, no Hospital do Mar Lisboa, as incapacidades são abordadas globalmente, no sentido de minimizar o seu impacto nos gestos e tarefas diários, na integração familiar, profissional e social e nas atividades lúdicas que dão sentido à vida.

As melhores condições para os doentes em reabilitação

Estreitamente associada às necessidades durante a convalescença, a reabilitação é também uma área em que o Hospital do Mar Lisboa tem uma vocação especial. Em função das necessidades de cada doente, as equipas de profissionais desta unidade de saúde planeiam e desenvolvem planos de reabilitação específicos visando, dentro das limitações impostas, re-ensinar e praticar os gestos quotidianos, maximizando a recuperação funcional e a autonomia para devolver qualidade à vida.

Desde a resolução de problemas simples e pontuais, até à intervenção em casos complexos e prolongados no tempo, desde atividades realizadas em centro de dia até casos com exigências de internamento específicas, o Hospital do Mar Lisboa possui todos os recursos e comodidades para prestar os melhores cuidados de reabilitação, destacando-se, em particular, nas áreas da reabilitação neurológica, ortopédica e dos acidentes vasculares cerebrais.

Uma equipa experiente em reabilitação

A equipa do Hospital do Mar Lisboa possui uma formação e experiência reconhecida em reabilitação neurológica e ortopédica. Assim, os doentes que necessitam de reabilitação encontram nesta unidade as melhores condições humanas, físicas e técnicas.

As equipas de profissionais envolvidas nos planos de reabilitação do Hospital do Mar Lisboa são constituídas em função das especificidades de cada problema, podendo incluir médicos de várias especialidades (medicina geral e familiar, medicina interna, medicina física e de reabilitação, neurologia, entre outras), enfermeiros, psicólogos, técnicos de diagnóstico e terapêutica de diversas valências (fisioterapia, terapia da fala e linguagem, terapia ocupacional, entre outras), auxiliares e animadores lúdico-ocupacionais.

Reabilitação em internamento ou em centro de dia

No Hospital do Mar Lisboa os programas de reabilitação podem ser realizados em internamento ou em centro de dia. A decisão sobre estas alternativas está associada, naturalmente, às circunstâncias específicas de cada doente. As equipas multidisciplinares avaliam individualmente cada situação que se lhes apresenta e, num trabalho conjunto e em colaboração com os doentes e as suas famílias, programam as ações necessárias, no regime mais adequado, em função das metas a atingir.

O acompanhamento dos doentes continua além do cumprimento programas propostos, com a avaliação das necessidades e o apoio necessário no regresso a casa.