Unidade de Reabilitação e Convalescença

Recuperar as capacidades físicas no ambiente agradável da Unidade de Reabilitação e Convalescença do Hospital do Mar Cuidados Especializados Lisboa.

Esta unidade está planeada para suprir todas necessidades dos doentes em convalescença e reabilitação, que aqui são ajudados a melhorar ou a recuperar as suas capacidades físicas através das diversas atividades e programas disponíveis, para que possam de novo gozar a sua autonomia.

A Unidade de Reabilitação e Convalescença permite que este período seja passado num ambiente agradável e acolhedor e está particularmente vocacionada para receber:

  • Doentes em recuperação de intervenções cirúrgicas ou de doenças graves e que já não necessitam dos cuidados de um hospital de agudos,
  • Doentes que necessitem de estabilização médica consequente a episódios de agudização de doenças crónicas,
  • Doentes com necessidade de planos de reabilitação específicos em diversas áreas.

Planos de reabilitação personalizados e intensivos

Os doentes internados na Unidade de Reabilitação e Convalescença possuem planos intensivos de reabilitação individual, desenhados de acordo com as necessidades específicas da sua situação.

Em regra, os planos de reabilitação dos doentes internados nesta unidade incluem programas de fisioterapia, terapia ocupacional, treino de adaptação a ajudas técnicas, entre outros. A convalescença e o desenvolvimento dos planos de reabilitação, no ambiente estimulante desta unidade de saúde, são acompanhados por equipas de profissionais especializados em todas as áreas que os doentes possam carecer, para que se torne possível uma maior autonomia e participação em todos os aspetos da vida diária.

Na Unidade de Reabilitação e Convalescença existem:

  • Quartos individuais ou duplos, com casa de banho privativa e acesso direto aos jardins
  • Camas equipadas com um cockpit - computador que é movimentado através de um braço articulado, colocado junto à cama do paciente. Este equipamento proporciona ao doente internado diversas funcionalidades multimedia, nomeadamente de entretenimento e de comunicações com o exterior. Através do cockpit, o doente tem acesso à internet, poderá falar em videoconferência com familiares e amigos, ouvir rádio, ou simplesmente falar ao telefone e ver televisão, com opção por diversos canais. Também, através do cockpit,os membros da equipa que acompanha o doente podem ter acesso ao seu programa no Hospital do Mar Lisboa, introduzir informações que pretendam registar ou transmiti-las a outros profissionais envolvidos nos cuidados prestados.
  • Áreas dedicadas a programas de reabilitação específicos
  • Espaços de convívio e lazer (salas de estar, salas de jantar, áreas de visitas, espaços exteriores), com um ambiente calmo e propício para a participação em atividades de promoção da autonomia e de reintegração social.

A Unidade de Reabilitação e Convalescença possui dois serviços:

  • Serviço de AVC de reabilitação

    Reabilitação intensiva nos AVC

    A realização de programas de reabilitação intensivos na sequência de acidentes vasculares cerebrais reduz comprovadamente a mortalidade e o grau de incapacidade e dependência de terceiros. Pela elevada incidência destes problemas e pelas exigências específicas de reabilitação nesta área, o Hospital do Mar Lisboa possui um serviço de internamento específico para doentes que sofreram acidentes vasculares cerebrais.

    No Serviço de AVC de Reabilitação os doentes permanecem internados durante períodos que em regra não excedem algumas semanas, durante as quais cumprem planos intensivos de reabilitação, planeados por equipas multidisciplinares e sob supervisão de um quadro técnico com formação específica, pretendendo-se assim a recuperação da funcionalidade e/ou a adaptação a novas formas de desempenho que contribuam para a autonomia e qualidade de vida.

    Protocolos e recursos específicos

    O Serviço de AVC de Reabilitação está organizado em conformidade com as orientações EUSI (European Stroke Initiative) e possui protocolos estabelecidos para triagem, avaliação neurológica, procedimentos clínicos e procedimentos de reabilitação.

    Os recursos físicos e humanos do Serviço de AVC de Reabilitação permitem fazer face tanto às incapacidades mais comuns decorrentes dos acidentes vasculares cerebrais (paralisia ou perturbações do controlo dos movimentos, alterações da sensibilidade, perturbações da linguagem, alterações da memória e alterações psicológicas) como a outras situações mais complexas.

    No Serviço de AVC de Reabilitação existem:

    • Quartos individuais ou duplos, com casa de banho privativa e acesso directo aos jardins
    • Camas equipadas com um cockpit - computador movimentado através de um braço articulado, colocado junto à cama do paciente e que lhe proporciona diversas funcionalidades, além de permitir à equipa que o acompanha aceder ou introduzir informações que sejam necessárias sobre o doente
    • Espaços de convívio e lazer, onde os doentes dispõem de todo o conforto que carecem
    • Áreas técnicas específicas, nomeadamente espaços dedicados especialmente à reaprendizagem das tarefas diárias. 

  • Serviço de Cuidados Paliativos

    Um serviço de internamento especial, com uma equipa especializada

    No Hospital do Mar Lisboa é reservado um serviço de internamento específico para os doentes em situações complexas de sofrimento associadas a doenças incuráveis e progressivas.

    O Serviço de Cuidados Paliativos proporciona a estes doentes todo o conforto que caracteriza o espaço do Hospital do Mar Lisboa, a que acrescem os cuidados rigorosos e humanizados de uma equipa especializada no acompanhamento, tratamento e supervisão clínica destas situações, em que se torna necessário controlar os sintomas de doença e prestar todo o apoio médico, psicológico e espiritual que permita maximizar o conforto e contribuir para a dignidade e qualidade de vida.


    No Serviço de Cuidados Paliativos existem:

    • Quartos individuais ou duplos, com casa de banho privativa e acesso directo aos jardins.
    • Camas equipadas com um cockpit - computador movimentado através de um braço articulado, colocado junto à cama do paciente e que lhe proporciona diversas funcionalidades, além de permitir à equipa que o acompanha aceder ou introduzir informações que sejam necessárias sobre o doente.
    • Espaços de convívio e lazer (salas de estar, salas de jantar, áreas de visitas, espaços exteriores) onde os doentes podem desenvolver diversas atividades e dispor de um acompanhamento dos seus familiares durante períodos prolongados.

    Todos os cuidados de saúde necessários

    Este serviço conta ainda com o apoio dos serviços do Hospital da Luz Lisboa que possam ser necessários aos doentes do Hospital do Mar Lisboa, com particular destaque para os serviços de Oncologia, Neurologia e Medicina Interna, o que se justifica pelo tipo de patologias que afecta com maior frequência os doentes que requerem cuidados paliativos, nomeadamente doenças oncológicos, doenças neurológicas degenerativas, insuficiências orgânicas avançadas e doenças incapacitantes.